Dicas de como e onde procurar emprego, de como reagir às perguntas difíceis nas entrevistas e de como acrescentar formação ao seu currículo sem lhe rebentar com o orçamento!

28
Jul 11

Todos já ouvimos dizer que o currículo deve ser único, especial e atrair a atenção do futuro empregador!

Mas como fazer isso num mundo cada vez mais uniforme e em que cada vaga tem centenas de candidatos? Como sobressair no meio da multidão?

Aqui ficam 8 dicas simples de como o fazer.

 

1. Utilize vocabulário presente no anúncio.

Leia o anúncio atentamente e repare nos termos utilizados. Se está a candidatar-se para uma determinada vaga é normal que conheça esse vocabulário. Por exemplo se o anúncio pede uma "Assistente Executiva" e no seu currículo tem "Secretária de Direcção" altere o termo. Se pede alguém com sólidos conhecimentos de um software reveja se colocou algum tipo de classificação referente a essa matéria no seu curriculo e adeque ao seu tecto. Sempre sem mentir, claro!

 

2. Retire as pequenas mentiras

Há anos para ter sucesso na sua procura de emprego colocou que tinha experiência num determinado software provavelmente sem nunca o ter visto mas porque achou que lhe abriria portas. Hoje, provavelmente, esse software já nem tem importância, e de qualquer forma nunca trabalhou com ele. Então para quê ter essa informação no curriculo? Retire-a!

 

3. Declaração de objectivo

Em alguns currículos é normal ver uma frase inicial onde o candidato diz qual é o seu objectivo ao enviar esse currículo. Isso não tem qualquer vantagem. O empregador sabe que ao enviar-lhe aquele documento tem como objectivo conseguir uma vaga num determinado sector onde existem vagas. Então para quê repetir o óbvio?

 

4. Evite redondâncias

Quase toda a gente usa as descrições gerais de uma determinada profissão para colocar no currículo. Qual é o interesse disso? Se trabalhou como Administrativa com certeza o recrutar sabe que já fez "expediente geral de escritório" pois é normal nessa área. Em vez disso coloque algo em que se sobressaiu! Fez um projecto que aumentou a produtividade do grupo? Criou novos procedimentos para algo que já existia de forma a rentabilizar o trabalho? Sim? Então é a isso que deve dar enfâse.

 

5. Retire os momentos desnecessário

Considere que está a condidatar-se a uma vaga na área da contabilidade. Teve um trabalho durante umas férias de verão há mais de 1 década, como empregado de mesa numa esplanada à beira-mar? Num período de desemprego e desespero financeiro trabalhou durante uns meses numa cadeia de fast-food a servir ao balcão ou a fazer entregas ao domicílio? Que interesse tem isso para a função a que se candidata agora? Nenhuma? Então porque a têm no currículo? Retire-a pois essa informação só irá desviar a atenção do recrutador.

 

6. Procure usar linguagem de forma apelativa

Use palavras com forte impacto no leitor. Se foi "responsável pelos depósitos bancários" altere para "supervisão de operações bancárias". Foque as actividades em si e não na posição que ocupou. Se escrever "tarefas incluiam a escrita de memorandos" altere para "redacção de memorandos".

 

7. Cuidado com a formatação

Vire o seu curriculo de pernas para o ar e analise a densidade das palavras. Parece um amontoado de palavras que não dá interesse em ler ou tem demasiado espaço em branco? Releia o currículo na totalidade e reveja toda a formatação de forma a dar um aspecto uniforme e apelativo à imagem do que pretende transmitir.

 

8. Escreva um rascunho

Pegue numa folha de papel e escreva um rascunho do que será o seu currículo. Depois retire todos os pronomes pessoais (especialmente "eu" e "nós") sem esquecer que estes também poderão estar "escondidos" nas formas verbais. Retire também todos os artigos (a, o, um, uns...) e os articuladores (e, também, mas...) desnecessários. Reescreva o rascunho de uma forma mais limpa e simples. Lembre-se que o currículo não é uma composição!

 

Boa sorte ;)

 

 

Adaptado de Admin Secret.

publicado por criatividade-em-movimento às 16:57

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
16

17
18
20
21
23

24
25
27
30

31


Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

arquivos
arquivos
pesquisar
 
Siga-nos no Facebook
links
blogs SAPO