Dicas de como e onde procurar emprego, de como reagir às perguntas difíceis nas entrevistas e de como acrescentar formação ao seu currículo sem lhe rebentar com o orçamento!

29
Jul 11

Estou desempregada à aproximadamente dois anos, desde que nasceu o meu filho.  Sei que trabalhar na minha area de licenciatura agora é muito complicado porque nao tenho experiencia de trabalho  mas na area das vendas ja possuo alguma (praticamente trabalhei sempre nisso). no entanto nem sequer me chamam para uma entrevista! Nao sei se é por causa da minha idade (35 anos, nao sou velha nem nova!!) ou pelo facto de ter uma licenciatura e estar a candidatar-me para trabalhos que requerem menos habilitaçoes. neste momento começo a considerar a hipotese de tirar a licenciatura do curriculo para ver se tenho mais hipoteses
Por isso, quando vi o ultimo post resolvi escrever a pedir a sua opiniao. Gostaria que visse o curriculo que estou a entregar neste momento e me desse a sua opiniao ou alguma sugestao.  Nao sou muito adepta dos curriculos que se usam agora, o tal "europeu"! Acho que um curriculo diferente chama mais a atençao, apesar de isso nao estar a resultar comigo... por isso resolvi pedir a sua opiniao.

H. B.

 

Vamos por partes porque são várias as questões que aqui podemos abordar!

 

Nunca ter trabalhado na área da licenciatura obtida

Já pensou nos Estágios Profissionais para Licenciados? Uma vez que nunca trabalhou nesta área é uma opção a considerar. Recomendo que visite o Centro de Emprego da área de residência para saber se poderá se qualificar para tal. Se sim, sempre que se candidatar a uma vaga mencione que é candidata a esse programa de forma a incentivar o empregador a solicitar-lhe uma entrevista.

 

Candidatura a vagas que exigem menores qualificações

Se pensa que a licenciatura a está a atrapalhar no processo de encontrar um novo emprego deve tentar retirá-la sim. Mas o melhor é mesmo ter duas versões do currículo: uma com licenciatura e outra sem. Assim vai analizando os anúncios e envia uma ou outra conforme achar que vão dar valor ao esforço que implica tirar uma licenciatura ou não.

 

Tempo de inactividade

No mail não esclarece se nos últimos 2 anos fez alguma actividade além de cuidar do filhote. Fez voluntáriado? Alguma acção de formação por mais curta que seja? Um emprego muito temporário? Algum Programa Ocupacional promovido pelo IEFP? Se não esteve completamente parada coloque esses dados no currículo. Se esteve é melhor começar a pensar em deixar de estar porque a inactividade desmotiva os recrutadores.

 

Curriculo Europeu: sim ou não?

Eu voto pelo sim! Para quem está a recrutar é de leitura muito mais fácil e simples e também permite comparar candidatos de uma forma mais simples. Os restantes tipos de currículo penso que serão mais adequados a funções de maior "relevo" na hierarquia. Além disso o modelo europeu permite que não se esqueça de preencher dados importantes.

 

Visite as empresas

Desloque-se aos locais a que se candidata e entregue em mão o seu currículo. Isso na área das vendas pode ser um ponto a mais a seu favor. Vá preparada para uma entrevista e até solicite falar com o responsável. Se não for possível agradeça e deixe o curriculo. Mas não leve o filhote. Tente deixá-lo com alguém ou pode correr o risco de dar uma imagem negativa e pouco profissional.

 

 

Espero assim ter ajudado um pouco. Qualquer ajuda adicional não hesite em mandar novo mail. E quando houver novidades boas também ;)

 

 

 

 

Se tiverem dúvidas relacionadas com Emprego e/ou Formação já sabe, escreva para criatividade. movimento @gmail.com

publicado por criatividade-em-movimento às 08:56

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
16

17
18
20
21
23

24
25
27
30

31


Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

arquivos
arquivos
pesquisar
 
Siga-nos no Facebook
links
blogs SAPO