Dicas de como e onde procurar emprego, de como reagir às perguntas difíceis nas entrevistas e de como acrescentar formação ao seu currículo sem lhe rebentar com o orçamento!

01
Ago 11

Uma das primeiras coisas que qualquer pessoa à procura de emprego deve fazer é aprender a ler nas entrelinhas dos anúncios de emprego. Por isso vou deixar por aqui algumas dicas de como se deve procurar a informação não escrita que muitas vezes é propositadamente escondida.

 

Em primeiro lugar vou abordar os anúncios que são mais... duvidosos!

 

Os exemplos abaixo são de anúncios reais publicados num site de emprego de grande divulgação em Portugal. Imagino que muita gente tenha respondido os mesmos. Infelizmente, duvido que tenham encontrado o que procuravam e o muito menos o que era prometido.

 

 

 

 

 

 

Para mim os sinais de alerta presentes nestes anúncios são:

  • "com ou sem experiência na área"
  • demasiada abrangencia de áreas e aptidões
  • promessa de elevadas remunerações
  • empresas de renome mas que nunca é mencionada ou se é pesquisada no google quase não dá informação além da publicação do anúncio em diversos sites de emprego.

Assim a minha sugestão é sempre que possível pesquisem a empresa antes de perderem tempo a responder ao anúncio. Normalmente têm sempre pelo menos um endereço de e-mail. Se for um endereço institucional (ou seja, não é hotmail, gmail,etc) podem começar por aí. Se não é um mail institucional então... não deve ser mesmo uma empresa de renome e muito menos uma proposta de emprego séria.

 

Se resolverem responder, cuidado na hora da entrevista. Normalmente não fazem pré-seleccção dos candidatos. Vai tudo à mesma hora e vão apresentando conforme vão chegando. Normalmente estas ofertas são para empregos na área das "vendas agressivas" e o que o entrevistador procura é pessoas desesperadas por um emprego. Fazem mesmo as pessoas acreditarem que elas é que não são boas para aquela empresa se duvidarem da seriedade deles!

 

Além disso ainda existe a hipotese de ser uma daquelas jogadas de "paga XPTO para entrar no negócio e depois trás x amigos e vai ganhar milhares"! Uma vez mais cuidado.

 

Como dizia a minha avozinha "quando a esmola é grande o santo desconfia"!!

 

Muito cuidado!

publicado por criatividade-em-movimento às 08:12

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
15
16
18
20

21
22
23
25
26
27

28
29
30
31


Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

arquivos
arquivos
pesquisar
 
Siga-nos no Facebook
links
blogs SAPO