Dicas de como e onde procurar emprego, de como reagir às perguntas difíceis nas entrevistas e de como acrescentar formação ao seu currículo sem lhe rebentar com o orçamento!

05
Ago 11

Tenho lido em alguns sites de emprego que sempre que nos candidatamos a uma vaga devemos fazer uma carta única para aquela empresa. É mesmo assim? Respondo a imensos anúncios por semana e se fizer uma carta para cada um perco imenso tempo.

B.L.

 

A norma diz que devemos não só fazer uma carta de apresentação personalizada como um currículo também! Mas temos de ser honestos e dizer que com o actual estado do mercado de trabalho é complicado fazer isso para cada uma das candidaturas que enviamos.

 

Então como fazer a personalização sem tornar a tarefa de procura de novo emprego um trabalho de 40 horas semanais?

 

Em primeiro lugar temos de ter em atenção que nem toda a gente que procura emprego está desempregado! E quem está no activo não dispõe de um dia inteiro para procurar anúncios, responder de forma personalizada e tudo o resto. Por outro lado, quem está desempregado também não tem o dia inteiro disponível pois, em muitos casos, aproveita o tempo extra que tem para fazer coisas que não conseguiria fazer se estivesse a trabalhar. Portanto, na minha honesta opinião, fazer um currículo e uma carta de apresentação para cada anúncio que respondemos é no mínimo uma perda de tempo.

 

Então quando devemos fazer?

 

Penso que currículo e carta completamente personalizadas devem ser feitos quando estamos a enviar uma candidatura espontânea a uma empresa onde gostaríamos de trabalhar. Se tiraram tempo a investigar a empresa e a pensar o quanto gostaria de trabalhar lá devem mostrar isso logo na primeira abordagem à empresa. Fazer um currículo em que mostrem o quanto já fizeram que pode ser útil àquela empresa é um bom passaporte para uma entrevista. Além disso, neste caso a carta de apresentação deve ser antes uma carta de motivação! Por outras palavras, devem dizer ao recrutador porque vos deve chamar para uma entrevista!

 

E para quem responde a muitos anúncios?

 

Eu já aqui disse que devemos sempre ler com muita atenção os anúncios antes de os responder. Isto porque muitas vezes temos informação "escondida" no anúncio.Sempre que possível pesquisem a empresa antes de responder ao anúncio. Isso pode vos dar uma vantagem logo à partida.

 

Então suponhamos que a empresa a que se vai candidatar tem as suas instalações próximo da região onde vive ou até no mesmo concelho. Na carta de apresentação deverá focar isso. Normalmente, as empresas dão preferência a pessoas que residam perto das suas instalações pois perdem menos tempo nas deslocações, e por consequência, têm menos desculpas para chegarem atrasados por causa do trânsito ou dos transportes!

 

Há ainda a área para a qual estão a fazer a candidatura. Se é uma área onde têm trabalhado sempre é bom focar isso na carta de apresentação. Nada muito alongado! Três a quatro linhas são suficientes! Se nunca trabalharam na área pretendida exponham a vossa motivação e o motivo porque querem mudar de área. Isto é muito importante pois se não o fizerem há um grande risco de o vosso currículo não ser sequer lido!

 

Podem ter uma carta tipo que enviam para todos os anúncios e depois alteram pequenos pontos conforme o anúncio a que estão a responder. No caso de respostas a anúncios demasiado genéricos como acontece por vezes com os das empresas de trabalho temporário, podem enviar a carta tipo sem personalização. Se não conseguem obter informação não façam milagres.

 

Por isso, a minha sugestão é que façam um currículo apelativo e honesto e a carta de apresentação deverá ser moldada a cada caso em concreto.

 

Agora um alerta, é verdade que muitas das cartas de apresentação não são lidas mas... quando são podem fazer toda a diferença! Querem correr esse risco?

 

Se tiver mais dúvidas pode enviar um e-mail para o endereço de sempre criatividade.movimento [arroba]gmail.com

publicado por criatividade-em-movimento às 13:15

Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
15
16
18
20

21
22
23
25
26
27

28
29
30
31


Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

arquivos
pesquisar
 
Siga-nos no Facebook
links
blogs SAPO